Entre os dias 18 e 19 de setembro de 2017, as professoras do Curso de Matemática – Licenciatura, Andriceli Richit, Eliane Paim, Rosane Cavasin e Sheila Crisley de Assis participaram do I Fórum das Licenciaturas no Campus Araquari. Acompanharam também as discussões alguns acadêmicos e acadêmicas do Curso, a saber: Cleiton Fornari, Felipe Crozetta, Francini Schwingel, Gabriele Trevisol, Júlia Ródio, Mariane Bissolotti e Willian Coura. Como representantes dos professores da Física – Licenciatura, estiveram presentes: Fábio Evangelista, Gilmar Veloso, Lucas Ramos Vieira, Luciano Alvarenga, Rafael Pazim, Solange Zotti e professoras colaboradoras dos dois cursos: Flávia Peruzzo e Sílvia Dalla Costa. Estiveram presentes acadêmicos e acadêmicas da Física – Licenciatura integrantes do Projeto de Iniciação a Docência – PIBID: Caroline Krein, Elaine Farfos, Jean Ruviaro, Júlia Bergamin, Karen Júlia, Kelley Schumacker, Lara Tibolla Chaves, Máercio Suman, Nathan Alban, Thayza Oliveira, Vanessa de Marco e Wiliam Borella.
Durante o evento, foram oportunizadas reflexões e discussões em torno de temáticas relacionadas a “Formação Docente” a partir de uma abordagem legal e conceitual de documentos oficiais com a Palestra do Professor Luiz Fernandes Dourado (UFG) e da Professora Jordelina Beatriz Voss (Universidade da Região de Joinville) que enfatizou elementos relacionados a Formação de Professores nos cursos de Licenciatura.
Além disso, foram apresentadas e socializadas experiências relacionadas às disciplinas de PPE I desenvolvidas nos diversos cursos de Licenciaturas dos Campi do IFC. Foi um momento bastante rico, onde foi possível visualizar os modos, processos e resultados de uma disciplina que passou a integrar em uma primeira edição a grade curricular de diversos cursos de licenciatura, com exceção do Curso de Pedagogia, pois este componente curricular já integrava a matriz de disciplinas do respectivo curso.
Ainda, durante o Fórum, cada Curso de Licenciatura, pôde discutir e refletir sobre avanços, problemas e perspectivas entre seus pares e representantes da PROEN.
Ademais, os acadêmicos do Curso de Física – Licenciatura, puderam expor suas experiências, resultados das ações do PIBID no contexto de escolas públicas estaduais e federais de abrangência do projeto da região de Concórdia/SC.
Texto: Andriceli Richit