Durante a realização do I Fórum das Licenciaturas e do III Seminário Institucional do PIBID, ocorrido no Campus Araquari, nos dias 18 e 19 de setembro de 2017, foi lançado o livro “Tempos e Espaços de Formação Docente e Inovação Pedagógica” organizado pelas professoras Solange Aparecida Zotti e Deise Nivia Reisdoefer.
A professora Solange e Deise consideram “esta obra uma leitura essencial àqueles que atuam em cursos de licenciaturas, em cursos de formação de professores nos níveis de pós-graduação, bem como a licenciandos e docentes da Educação Básica ou simplesmente àqueles que se preocupam ou sonham com uma educação de qualidade. As discussões que permeiam este livro certamente promovem reflexões acerca da formação que se espera para o professor, fundamental para a escola que se quer para todos”.
Este livro apresenta uma coletânea de artigos que refletem a trajetória do grupo de professores dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Catarinense (Ciências Agrícolas, Física, Matemática, Pedagogia e Química), no processo de formação continuada, que teve como propulsor principal o Programa de Consolidação das Licenciaturas – PRODOCÊNCIA, financiado pela Capes.
As discussões sobre as práticas como componente curricular, as análises referentes aos estágios supervisionados, as experiências desenvolvidas nos laboratórios de práticas pedagógicas e as reflexões teóricas que permeiam este livro expressam resultados que estão em contínua construção, assim como a formação dos professores autores que socializam suas produções.
A professora Solange Aparecida Zotti é autora do Capítulo “Tempos e espaços de formação docente e inovação pedagógica: balanços e perspectivas”. Já as professoras Andriceli Richit, Daniele Martini, Deise Nívia Reisdoefer e Karla Aparecida Lovis são autoras do capítulo intitulado “O Laboratório de Ensino de Matemática do IFC – Campus Concórdia: espaço de interação, formação e construção de saberes”. Os docentes Liane Vizzotto, Fábio Muchenski e Luciano Lewandoski Alvarenga são autores do capítulo nomeado “Possibilidades de ação da prática como componente curricular (PCC) em um Curso de Licenciatura”.
As professoras Flaviane Predebon Titon e Rosane da Silva F. Cavasin ainda enriquecem as discussões do livro com os capítulos “Concepções e Ações Didáticas de uma Formadora no âmbito da Prática como Componente Curricular – PCC” e “Estágio Curricular Supervisionado: Organização e Desafios”.
Parabéns a todos pelas reflexões materializadas neste livro!
Texto: Andriceli Richit