O Instituto Federal Catarinense (IFC), por meio das Pró-reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex) e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi), realiza entre os dias 25 de setembro e 01 de novembro de 2017 um total de 15 audiências públicas com o objetivo de ouvir a comunidade interna e externa em busca de opiniões que auxiliem na construção das diretrizes institucionais para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC.
A primeira fase da ação aconteceu com o I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC, realizado de 16 a 18 de agosto no IFC – Campus Camboriú, envolvendo coordenadores de cursos, diretores de Desenvolvimento Educacional (DDE/CGE), representantes do Núcleo Pedagógico dos campi e servidores ligados à dinâmica pedagógica dos cursos Técnicos Integrados.
As deliberações decorrentes do I Seminário foram levadas aos campi do IFC como forma de promover uma socialização das proposições aprovadas na plenária com a comunidade interna. Em seguida, foram coletadas informações que serão encaminhadas ao Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado que acontecerá de 19 a 21 de setembro. Confira em: https://www.even3.com.br/SNEMI.
Segundo a pró-reitora de Ensino, Josefa Surek, as audiências públicas são a quarta etapa do processo de debate em torno da reformulação dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio considerando a identidade dos IFs no geral, e do IFC. “Primeiro, promovemos as reflexões para, em seguida, socializamos e construirmos juntos um projeto institucional. As audiências são um passo necessário para ouvir a comunidade interna e externa, formada por técnico-administrativos, estudantes, pais e a sociedade, para sentirmos e analisarmos o que precisa ser melhorado e o que precisa ser consolidado” relata ela.
De acordo com as Pró-reitorias, “as audiências públicas são essenciais para elaborar um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e identidade dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC”.
Nas audiências públicas todos os participantes poderão participar e expor as suas posições e sugestões. Ainda, será possível entregar diretamente para a mesa o conteúdo da sua manifestação, sendo que as informações devem ser entregues em formato manuscrito, impresso ou digital.
Os temas a serem levamos pela comunidade nas audiências públicas devem estar relacionados com os seguintes eixos:
I. Organização dos Cursos: ensino técnico integrado ao ensino médio, carga horária, duração do curso, escola em tempo integral;
II. Formação Integral: componentes da matriz curricular, formação biopsicossocial, perfil do egresso, formação humana;
III. Currículo: currículo integrado, núcleos (Básico, Politécnico e Profissional), flexibilização curricular, componentes curriculares de acordo com perfil do curso, disciplinas eletivas e optativas;
IV. Avaliação: qualitativa/quantitativa, recuperação paralela, recuperação/ avaliação como um apoio pedagógico, acompanhamento para os estudantes ingressantes com defasagens de conteúdos;
V. Curricularização da Pesquisa e da Extensão: tempo, formas, creditação de horas de pesquisa e extensão em atividades curriculares, a pesquisa e extensão como metodologias de ensino.
Participe das audiências públicas em um dos campi do IFC mais próximo de você. Confira abaixo a agenda completa com data, horário e local.
Data |
Horário |
Campus |
25/09 |
14h |
Araquari |
26/09 |
8h30 |
São Francisco do Sul |
10/10 |
14h |
Rio do Sul |
11/10 |
9h |
Ibirama |
16/10 |
13h |
Luzerna |
17/10 |
8h30 |
Concórdia |
18/10 |
8h30 |
Abelardo Luz |
19/10 |
14h |
Videira |
20/10 |
14h |
Fraiburgo |
23/10 |
13h30 |
Camboriú |
24/10 |
9h |
São Bento do Sul |
27/10 |
14h |
Blumenau |
30/10 |
14h |
Brusque |
31/10 |
14h |
Sombrio |
01/11 |
8h30 |
Santa Rosa do Sul |
MAIS
Foi criado um espaço específico no Portal do IFC para tratar do assunto. No endereço http://ifc.edu.br/2017/09/13/caminhando-e-construindo-diretrizes-para-o-ensino-tecnico-integrado-do-ifc/ é possível conferir diversos documentos para subsidiar estudos e discussões, tais como: Documentos Orientadores – EMI/IFs, Estudos e Reflexões no IFC, Legislação, Audiências Públicas e Contribuições dos campi (espaço a ser utilizado a partir das contribuições das Audiências Pública).
Conheça mais sobre o que aconteceu no primeiro dia do I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC acessando as notícias abaixo.
1. #Especial Seminário EMI: abertura reforça a necessidade de debater os novos marcos legais
2. #Especial Seminário EMI: MEC defende jovem como protagonista do Ensino Médio
3. #Especial Seminário EMI: pesquisador é contra início, meio e fim da reforma do EM
*Texto: Cecom/Reitoria, com informações da Proen, Proex e Propi.
**Imagem: Divulgação/Proen