Notícias

Ações no IFC Campus Concórdia fazem parte da programação da VI Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense

terça-feira, 14 de março de 2017

O IFC Campus Concórdia juntamente com o SESC realizaram no último sábado, 11 de março, uma Capacitação para professores da rede municipal e estadual sobre práticas de Educação Ambiental, com as formadoras e biólogas Manuela Gazzoni dos Passos e Geisa Percio do Prado.

Com foco no Dia Mundial da Água, que é comemorado no dia 22 de março, o encontro faz parte das várias ações que estão sendo realizadas pelo Comitê do Rio Jacutinga e demais entidades parceiras que organizam a VI Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense.

No dia 23 de março o IFC Campus Concórdia sediará o Seminário Ambientalmente, que terá como abertura a palestra do professor emérito da UFSC, o geólogo Luiz Fernando Scheibe, Coordenador do projeto de pesquisa Rede Guarani da Serra Geral e estudioso das formações geológicas que caracterizam o Aquífero Guarani.

Veja a programação completa clicando aqui: modelo_flyer_programacao_completa3 modelo_flyer_programacao_completa3

Participe!

Saiba mais:

O Dia Mundial da Água é celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco 92 no Rio de Janeiro. Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Neste ano se estabeleceu o tema “Águas Residuais”, como foco das discussões. Popularmente conhecida como esgoto as águas residuais compreendem todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. E o retorno dessa água ao meio ambiente deve sofrer tratamento, de modo que ela volte a apresentar qualidade adequada sem causar danos a saúde e ao meio ambiente.

No Brasil a coleta e tratamento das água residuais configuram-se como grande desafio para Saneamento Ambiental. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 48.6% da população tem acesso a coleta de esgoto, sendo que deste efluente coletado somente 40% passa por algum tipo de tratamento antes de ser devolvido ao meio ambiente.