O Sesc Concórdia recebeu o prêmio “Organização Social Destaque 2016″ durante o “Sesc Reúne”, com a presença de nove dos 12 alunos do ensino médio que participaram do projeto “Revivendo o Contestado”, de revitalização do Cemitério localizado no IFC – Campus Concórdia, no dia 01/12. O objetivo principal do projeto é oportunizar o acesso à história local, através da visitação guiada ao Primeiro Cemitério Caboclo do Município de Concórdia, estimulando o turismo social.
Os alunos do IFC – Campus Concórdia foram convidados para participar, mas não sabiam da premiação. Uma surpresa para todos! Emocionados e com a missão de dar continuidade em 2017, os adolescentes vibraram com a notícia. A revitalização foi realizada pelo grupo de alunos do campus, em parceria com o Sesc Concórdia, como parte integrante do Projeto Liderança Comunitária.
Na execução do projeto foi realizada a limpeza nos arredores do cemitério, o planejamento paisagístico, a pintura das cruzes, a recolocação de pedras nos túmulos. Os encontros também foram destinados à formação dos guias turísticos, onde foram realizadas pesquisas na biblioteca do IFC – Campus Concórdia, sessões de cinema com filmes sobre a história do Contestado e aulas de história com professores que já realizaram pesquisa sobre o assunto e exploraram o cemitério.
O cemitério, que estava abandonado, é tombado pelo patrimônio histórico do Município de Concórdia, dessa forma não foi possível alterar nada que transformasse o espaço. Sendo revitalizado, permanecerá com o mesmo aspecto da época.
A presidente da Organização “Revivendo o Contestado” agradeceu a premiação dizendo que foi válido todo o esforço e dedicação de todos, e que o mais importante de tudo isso é que eles estão fazendo história, e convidou a todos os presentes para conhecerem o cemitério.
O professor do IFC Campus Concórdia Vinícius Silva Moreira, que acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto, ressaltou que “no primeiro momento não sabíamos se iria funcionar, mas os adolescentes compraram a ideia e se dedicaram totalmente para que o projeto fosse um sucesso”.
Parabéns aos alunos pelo empenho no desenvolvimento deste projeto e pelo prêmio recebido!