Concórdia e municípios das regiões oeste e meio-oeste catarinense tiveram representantes de estudantes e trabalhadores na manifestação em Brasília (DF), no dia 29 de novembro, data em que foi realizada a primeira votação no senado da PEC 55, já aprovada na câmara dos deputados, onde tramitava sob a denominação de PEC 241.
A referida proposta de emenda a constituição congela por 20 anos os gastos públicos, (limitando-os ao valor do ano anterior corrigido pela inflação). Desobrigando o governo a investir os percentuais mínimos em educação e saúde, precarizando ainda mais o acesso da população aos serviços públicos.
Em Concórdia, a mobilização foi organizada pela seção sindical SINASEFE – CONCÓRDIA (Sindicato dos Servidores dos Institutos Federais de Educação), em parceria com as seções do SINASEFE de Chapecó, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê, diretórios estudantis presentes no IFC, IFSC e UFFS e coletivo sindical de Concórdia.
A participação no movimento nacional “OCUPA BRASILIA” foi uma forma de demonstrar publicamente o descontentamento das classes de trabalhadores e estudantes frente a imposição de medidas pelo atual governo federal. Como a PEC 55, proposta que está sendo divulgada pelo governo como necessária para a recuperação econômica do país, mas que podemos perceber facilmente que é uma medida desproporcional, pois ataca direitos dos trabalhadores, contribuindo para aumentar a desigualdade social, e nada faz em relação a isenção fiscal das grandes corporações e dos milionários do país. Por outro lado, sabemos que há outras medidas para recuperação econômica que poderiam ser adotadas como, por exemplo, a cobrança de impostos sonegados, a implantação de imposto sobre grandes fortunas, auditoria da dívida pública com participação popular, entre muitas outras medidas mais justas, proporcionais e sem impacto negativo na qualidade dos serviços públicos.
Entidades apoiadoras da caravana ao “Ocupa Brasília” são SINASEFE – CONCÓRDIA, SINASEFE VIDEIRA, SINASEFE – IFSC, SINDICATO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DE CONCÓRDIA, SINDICATO DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA E REGIÃO, SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO E EM EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DE CONCÓRDIA E SINTRIAL.
Por: Fabiano Deola, Coordenador Geral do SINASEFE-CONCÓRDIA.