O estudante da primeira série do curso Técnico em Informática para a Internet Integrado ao Ensino Médio Rafael Augusto Hentz foi premiado com a medalha de bronze pelo seu excelente desempenho na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)*.
Pelo desempenho obtido, Rafael foi selecionado para participar da Pré-Seleção para Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2020, de modo que ele está realizando um rol de provas on-line para aferir com mais profundidade seu conhecimento. Rafael concorre com centenas de outros candidatos a uma vaga na equipe de alunos brasileiros que representarão o país na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
Rafael também participa da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), e foi selecionado para realizar a 2ª fase da OBFEP, no município de Caçador-SC, no dia 19/10.
No IFC – Campus Concórdia, a OBA é organizada no âmbito do projeto de extensão Divulgação em Astronomia (PJ080-2019), coordenado pelo professor Lucas Ramos Vieira.
* A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Para maiores informações acesse http://www.oba.org.br