Menu principal
 

PROFESSORA DO CURSO DE MATEMÁTICA VISITA UNIVERSIDADES PORTUGUESAS

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

A professora Andriceli Richit, do Curso de Matemática, visitou, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto de 2019, duas importantes Universidades localizadas na cidade de Lisboa, Portugal.

A primeira instituição visitada foi o Instituto Superior Técnico (ISEG) da Universidade de Lisboa (UL), e objetivava conhecer o Programa de Mentorado. O Programa foi implementado pela primeira vez em 1996, e tem por objetivo promover uma maior aproximação dos acadêmicos de um mesmo curso. Para além disso, busca promover a integração dos alunos novos e outros que já estejam no Curso e na Instituição no sentido de assegurar e contribuir com a adaptação ao ritmo e nível de trabalho/estudos ao longo da graduação. Conhecer esse Programa pode trazer contribuições ao IFC como um todo no que tange à ações que podem minimizar evasões ou desistências, quer sejam em Cursos superiores ou a nível médio técnico.

A segunda instituição visitada, foi a Universidade Nova de Lisboa (UNL), em específico, o Programa de Mestrado em Ensino de Matemática do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia. A visita deu-se com o objetivo de conhecer perspectivas sobre formação de professores de Matemática, visto que no momento coordeno o Programa Residência em Matemática no Campus, uma das ações do governo federal no que respeita a formação de professores.

As duas visitas foram muito importantes, pois tem deflagrado discussões junto a alguns colegas acerca da permanência de acadêmicos junto aos Cursos bem como o aperfeiçoamento da formação de professores de Matemática e Física de nosso Campus.