Menu principal
 

Visita ao Instituto Benjamim Constant e à Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense

terça-feira, 28 de maio de 2019

As docentes Renata Almeida Chagas e Sheila Crisley de Assis e a discente Tainá Stumpf Schwingel realizaram, nos dias 22 e 23/05/2019, uma visita guiada ao Instituto Benjamim Constant (Rio de Janeiro – RJ) e à Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense (Niterói – RJ).

A visita realizou-se com o objetivo de apropriar-se de conhecimentos voltados ao aprimoramento do projeto de pesquisa: “Educação inclusiva: construindo materiais didáticos para o ensino de Ciências” desenvolvido no IFC-Campus Concórdia, cujo objetivo é construir materiais didáticos voltados ao ensino de Ciências para educandos com necessidades visuais.

Esse projeto é coordenado pela prof. Renata Almeida Chagas, tendo como colaboradores as professoras Sheila Crisley de Assis e Adriela Maria Noronha e os discentes do curso de Matemática Licenciatura Tainá Stumpf Schwingel, Flávia Layne Kozerski, Renato Kioshi Ando, Débora Dahmer, Eliseu Lausch, Marsieli Dalla Corte Prezotto e Renata Sachet.

O Instituto Benjamin Constant é um centro de referência a nível nacional para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de estar comprometido com a produção e difusão da pesquisa acadêmica no campo da Educação Especial.

A casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense fundada em 2000, objetiva participar efetivamente do processo de ampliação dos níveis de alfabetização científica dos indivíduos em geral contando com uma coleção de mais de 50 experimentos interativos das áreas de Astronomia, Física, Química, Biologia e Matemática.