Menu principal
 

Programa de Residência Pedagógica em Física e Matemática realiza Evento com presença da comunidade acadêmica, gestor e professores das Redes Estadual e Municipal de Ensino de Concórdia

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Acadêmicos bolsistas, professores e Diretor do IFC – Campus Concórdia prestigiaram evento relacionado ao Programa Residência Pedagógica (PRP), decorrentes do EDITAL CAPES nº 06/2018. O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do Estágio Curricular Supervisionado nos Cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Ainda, a Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, que tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

O evento foi uma realização do PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM FÍSICA coordenado pelo Profº Luciano Lewandoski Alvarenga que conta com 9 residentes (sendo 8 destes bolsistas) e como preceptor do IFC – Campus Concórdia o Prof° Fábio Lombardo Evangelista, e do PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA coordenado pela Profª Andriceli Richit e Eliane Suely Everling Paim, que conta com 25 residentes (sendo 24 bolsistas) e tem como preceptoras no âmbito do IFC – Campus Concórdia as professoras Sheila Crisley de Assis e Camila Cristina Lopes e na Escola Estadual Olavo Cecco Rigon o professor Egon Schwarzbach. Assente no compromisso coletivo e cooperação, o evento foi realizado no dia 24 de novembro de 2018 e promoveu reflexões em torno de temas importantes ao futuro professor de Matemática e Física.

Participaram também do evento, bolsistas do Programa PIBID de Matemática do Campus bem como professores supervisores das escolas, sendo o referido programa – coordenado pelo Profº Adonis Regério Fracaro.

As atividades do evento foram divididas em quatro momentos, sendo estes distribuídos no período da manhã e tarde. Para a abertura do evento, os participantes puderam prestigiar a fala da Profª Ma Samira Abu El Haje Furlan sobre “Planejamento: aspectos teóricos e práticos”. Na segunda metade do evento, a professora Profª Ma Giselda Frank trouxe para discussão o tema “Avaliação do processo de aprendizagem e ensino”. Na parte da tarde, os participantes foram brindados pela palestra “Participação e gestão democrática na Educação” ministrada pela Profª Dra Liane Vizzotto e o encerramento foi marcado pela fala da Profª Dra Solange Aparecida Zotti no toca nte a “Formação de Professores no atual contexto”.

O Diretor Geral do IFC – Campus Concórdia, Nelson Geraldo Golinski, ressaltou a importância do evento para a formação dos licenciados bem como destacou o papel das das Licenciaturas para as escolas da região.

Para os organizadores, os Coordenadores da RP, o evento foi bastante significativo, pois a Residência Pedagógica inaugura uma outra perspectiva de formação de professores que possibilitará uma aproximação ainda maior entre universidade e escola e trará contribuições profundas no processo de formação inicial de professores.