Menu principal
 

IFC Concórdia tem dois candidatos ao Parlamento Juvenil Mercosul

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Dois alunos do ensino médio integrado ao curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, orientados pela prof. Dra. Liamara Teresinha Fornari, foram selecionados para concorrer a duas vaga no Parlamento Juvenil Mercosul (PJM), uma por Santa Catarina e outra pelo Rio Grande do Sul.

Com o projeto “Roda de Conversa para Eliminar os Preconceitos de Gênero no Ambiente Escolar”, o aluno Eduardo Biffi Agazzi, 16 anos, está concorrendo a uma vaga no PJM pelo estado de Santa Catarina. Seu projeto propõe a discussão das diferenças de gênero, suas formas de discriminações e exclusão social, por meio da realização de rodas de conversa com alunos e servidores do Campus, tendo como objetivo, a conscientização em relação as questões de gênero e diversidade. Conheça o projeto na íntegra: AQUI

A aluna Elís Regina Alchieri dos Santos, 17 anos, concorre a outra vaga no PJM pelo estado do Rio Grande do Sul. Com o título “Jovens: Anseios, medos e dúvidas que problematizam a escolha de uma profissão”, o projeto da estudante tem o objetivo de auxiliar o jovem a decidir a área que se identifica e direcioná-lo, propondo a inserção de programas de orientação profissional no âmbito escolar. Veja o projeto na íntegra: AQUI

O PJM é promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). Nesta primeira etapa, foram classificados quatro projetos por Estado, totalizando 108 trabalhos de estudantes do 1º ou do 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado de escolas públicas. Na segunda etapa, que é por meio de votação, serão escolhidos 27 representantes brasileiros, um por unidade da federação.

Eleição

A votação ocorrerá exclusivamente pela internet, de 19 a 23 de novembro. Poderão votar estudantes entre 14 e 18 anos que frequentam o Ensino Médio no Brasil. O eleitor deverá acessar o site pjm.mec.gov.br, fazer um cadastro e votar no seu candidato, que terá mandato de dois anos.

Parlamento

O Parlamento Juvenil Mercosul tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação. Os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil. O documento é produzido pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados do MERCOSUL durante o encontro que ocorrerá em Montevidéu, no Uruguai.

Conheça os candidatos:

Texto: Gabinete Concórdia – Lupércia Colossi Dal Piaz

Vídeo e Foto: Assessoria Pedagógica – Stenio Severino da Silva