Menu principal
 

Dia de Campo: Desafios e estratégias para melhoria da qualidade de leite

terça-feira, 8 de outubro de 2019

No dia 21 de setembro de 2019, a propriedade Recanto da Felicidade – Família Pernlochner – de Treze Tílias, em parceria com a equipe do Laboratório de Microbiologia Veterinária, do Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia (IFC-Concórdia), realizou o evento que contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas; incluindo produtores, técnicos, acadêmicos e Médicos Veterinários da região, além do Secretário Municipal da Agricultura, Robert Unterberger.

A iniciativa do evento surgiu através de projetos de pesquisa em andamento no curso de Medicina Veterinária do IFC-Concórdia realizados em parceria com propriedades da região; sendo um deles projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão com edital número 130/18 das bolsistas Ana Flavia Begnini (4a fase) e Caroline Auer (6a fase); e outro projeto de extensão edital número 20/18 do acadêmico Bruno Streher Matté (8a fase). Ambos orientados pela professora Dra. Marcella Zampoli Troncarelli.

Os assuntos abordados estavam focados no aprimoramento da qualidade do leite através dos temas: “Uso racional de antimicrobianos na pecuária leiteira”, abordado pelo Médico Veterinário Fabrício Ventura dos Santos (representante da Tirol); “Cultivo do leite na fazenda (On farm culturing)”, retratado pelas bolsistas Ana Flavia e Caroline; “Relato de experiência com On farm culturing” pela produtora Adriana Pernlochner; “Resíduos de antimicrobianos no leite” pelo bolsista Bruno Streher Matté; “Manutenção periódica de equipamentos de ordenha” pelo Médico Veterinário Leonardo Cardozo (representante da Ordemilk); “Impacto da Nutrição na Qualidade do Leite” pelo Médico Veterinário Edgar Gheller (representante da Agropecuária Ouro Verde).

O evento objetivou a integração entre faculdade e o campo, através da troca de experiências e trabalhos de pesquisa. Todavia, tornou-se claro para os presentes a importância de medidas de controle e profilaxia da mastite bovina para melhoria da qualidade do leite e aumento da produtividade. O evento deixou como mensagem final: “O sucesso é a soma de esforços repetidos dia após dia”, esta frase foi correlacionada com a área de qualidade do leite, visto que, na maioria das vezes, ações feitas neste campo, geram resultados à longo prazo. Uma nova edição do evento já está prevista para o mês de novembro, a ser realizado também em Treze Tílias, na propriedade Irmãos Auer, abordando os temas de qualidade do leite e produção de silagem.